Acervo Documental

Esta é a madrugada que eu esperava

O dia inicial inteiro e limpo

Onde emergimos da noite e do silêncio

E livres habitamos a substância do tempo

Sophia de Mello Breyner Andresen

Três trabalhos jornalísticos da RTP à época, que relevam factos e testemunhos importantes sobre o dia 25 de Abril de 1974, em torno da missão confiada ao Capitão Salgueiro Maia.

Clique nas fotos abaixo, para ter acesso aos videos na integra...

O Capitão Salgueiro Maia comandou a coluna militar que saiu da Escola Prática de Cavalaria de Santarém, na madrugado dos dia 25 de Abril de 1974.

Uma semana depois, contou como foi a experiência, numa entrevista publicada no suplemento da revista Fatos & Fotos, de 13 de Maio de 1974.

Clique na capa da revista Fatos & Fotos abaixo, para ter acesso à entrevista na integra...

Trabalho jornalístico publicado pelo Expresso em 04.04.2017

"O capitão que quase enganou a tristeza"

A história definitiva do homem certo no sítio certo no dia certo. Que falava alto, que cantava desafinado, que não se encolhia, que foi maltratado depois de protagonizar História, que enganou enquanto pôde o que a tristeza lhe tirou na infância e na morte - o direito a ter o que é devido. Um herói português. No dia em que se completam 25 anos sobre a morte de Salgueiro Maia, o Expresso republica um trabalho multimédia sobre o militar que ficou conhecido como "capitão sem medo" e liderou no terreno o movimento que levaria à queda da ditadura

Clique na foto abaixo, para ter acesso ao trabalho jornalístico na integra...

SINOPSE

Capitão de Abril revela-nos, em primeira mão, a visão de Salgueiro Maia sobre a Guerra Colonial (em que participou, em Moçambique e na Guiné), o 25 de Abril e os caminhos da Democracia, o que faz deste livro um documento de grande valor histórico. A nova edição inclui os depoimentos de António Sousa Duarte, Armando Fernandes, Carlos de Matos Gomes, Francisco Sousa Tavares, João de Melo, Maria Manuela Cruzeiro e Vasco Lourenço, e ainda duas entrevistas que permitem uma análise ímpar do 25 de Abril e do homem por detrás da Revolução: a primeira concedida por Salgueiro Maia após o derrube da ditadura, uma semana depois, a Adelino Gomes, e publicada no Brasil; e outra, de 1988, cedida a Fernando Assis Pacheco. A obra, ricamente documentada, quer através de excertos de documentos da época citados por Salgueiro Maia, que pelas fotografias históricas que reproduz, inclui ainda, pela primeira vez, o relatório da "Operação Fim do Regime", em fac-símile.

SINOPSE

«Salgueiro Maia foi, na modéstia e isenção do seu comportamento e na honradez do seu carácter, uma referência. Compreendeu como poucos o papel que deve caber aos militares numa sociedade democrática.» Estas palavras de Mário Soares levantam-nos o véu sobre a força de espírito que o mais famoso Capitão de Abril detinha, e pela qual é reconhecido, mas um homem não se constrói num único momento. É fruto de um percurso vivencial, de uma vida de aprendizagem, que molda o espírito humano e o leva a actos considerados, pela sociedade, de grande valor. Aqui se procura encontrar o percurso de vida de Salgueiro Maia, um homem de grande valor. Conhecendo o seu passado, melhor se pode compreender o homem e a sua circunstância.

SINOPSE

A figura de Salgueiro Maia povoa o imaginário português. Por direito próprio se tornou numa personagem incontornável da nossa história contemporânea. As imagens que nos surgem de Salgueiro Maia são, geralmente, as do Capitão de Abril, as do homem que por força de espírito e de convicção soube elevar ao mais alto grau de excelência a função e dever de um soldado. Homem de sólidos princípios recusou sempre ultrapassar a função em que se reconhecia. Nesta edição quer apresentar-se outra perspectiva de Salgueiro Maia. Não apenas o capitão, aqui emerge o homem. O seu percurso de vida, de criança à idade adulta, de soldado consciencioso a homem de família, captado em breves momentos eternos, imagens que reflectem aquilo que foi - o conquistador do sonho inconquistado.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora